terça-feira, 9 de agosto de 2011

Coisas que eu faço para economizar e ajudar o planeta

É um tópico que parece óbvio, mas tem algumas práticas diárias que passam desapercebidas, onde a gente poderia fazer mais pelo mundo em que nossos filhos viverão. Acredito que educação para a sustentabilidade  (assim como educação de forma geral) deve vir de casa, por isso dou meu exemplo às minhas filhas. Vão minhas dicas:
* Sacolinhas de mercado- faz 4 anos que estou casada, 2 anos que não pego mais estas sacolinhas (uso a ecológica, ou o serviço de entrega do supermercado), porém parece que elas dão cria e se multiplicam enquanto a gente dorme! Não consigo acabar com elas nunca! Então não compro mais saco de lixo, uso as sacolinhas, e aproveito pra dispensar o lixo diariamente, para não ficar cheiro ruim na área de serviço.
* Lixo reciclável- eu separo do lixo de banheiro e da cozinha. Só que antes eu não lavava as embalagens, porque pensava no gasto de água que daria. Só que eu soube que grande parte deste lixo não pode ser reciclado se estiver com restos de comida e mofo, então eu jogo na pia, para que a água da louça que eu lavo vá tirando estes resíduos. No final da louça, deixo secar dentro do tanque antes de colocar na sacolinha. Algumas vezes, deixo que a água que sai da máquina de lavar roupa faça o trabalho de lavar pra mim, dentro do tanque mesmo.
* Falando em máquina de lavar roupa- deixo a roupa da família juntar pra ligar a máquina, separo por cor, nível de sujeira e finalidade das roupas, para que a máquina trabalhe somente o necessário. Isto gera economia de energia, água e produtos de limpeza também. Fica assim:
# Roupas das crianças- 2 vezes por semana, máquina no nível médio.
# Uniforme do marido (mecânico) - lavo toda sexta-feira.
# Roupas brancas, meias, cuecas e lingerie- lavo apenas 1 vez por semana, ao invés de cândida, uso produtos à base de oxigênio na fórmula.
# Panos de prato e toalhas de mesa- deixo juntar 2 ou 3, ponho de molho na água quente com sabão em pó (que economiza sabão e tempo, pois derrete a gordura). Depois uso o nível extra-baixo da máquina somente para esfregar, enxaguar e centrifugar.
# Roupa colorida do dia-a-dia- lavo uma vez por semana.
* Descarga do vaso sanitário- uso a água do banho das crianças que fica na banheira ao invés de dar a descarga. Além do banheiro ficar com cheirinho de sabonete de bebê, economiza água. Podem ser apenas 4 descargas por dia (se bem que tem dia que eu esqueço e jogo a água pelo ralo), mas já deu diferença de R$10,00 a menos na minha conta de água...imagina se eu fosse pontual e usasse todos os dias.
* Limpeza do chão- comprei um rodo mágico que faz a função de rodo e também de pano de chão: absorve muita água, tem uma alavanca que ajuda a torcer sem entrar em contato com o esfregão e com a água suja, dura cerca de 6 meses (depois troca o refil), não levanta pó (substituindo a vassoura), não deixa marcas no chão. Além disso, limpa muito melhor que o pano, não deixa fiapos nem excesso de água no chão, economizei cerca de 15 minutos na limpeza da casa. Ideal pra quem tem criança (pra não pegar no bebê com a mão suja), pra quem tem alergia desses produtos de limpeza, pra quem tem nojo de lavar o pano de chão depois, pra quem não tem espaço pra guardar tranqueira. Custa cerca de R$60,00 (importado). A marca Betanin tem um similar, de cor verde e amarela, mas o cabo é de madeira e a absorção não é a mesma do importado. O importado tem o cabo de inox. Segue link pra conhecer uma das marcas do produto:


* Passar roupa- Passo tudo de uma vez quando sai do varal. A dica é bater a roupa no ar antes de estender e colocar bem esticadinha, pra ficar com menos rugas na hora de passar, de preferência não dobrar quando tirar do varal.
* Ferro de passar- vale mais a pena comprar um ferro mais caro, com mais recursos, e pagar parcelado, do que comprar um baratinho e passar raiva quando passar roupa. Tempo é dinheiro. Isso vale para todos os eletrodomésticos. Hoje as tecnologias são: vapor vertical (pra passar roupas no cabide, desodorizar roupas e cortinas), prancha com maior números de furos para saída de vapor, base em cerâmica (conserva mais o calor, diminuindo o gasto de energia para reaquecer o ferro), spray para umedecer rugas difíceis, autolimpeza (pra eliminar resíduos da água de dentro do ferro, aumentando a durabilidade).
# Outra dica é utilizar o famoso "passe-bem", que ajuda a eliminar as rugas com menos esforço e deixa as roupas com cheirinho bacana, mesmo quando ficam muito tempo guardadas, como por exemplo roupas de cama.
* Supermercado:
# Faço lista de compras pra não perder o foco.
# Não vou ao supermercado com fome (comprovadamente compramos mais besteiras, por impulso).
# Procuro sempre comprar produtos "in natura": farinhas, cereais, carnes, vegetais, laticínios, chás; os industrializados são práticos, mas não sou tão adepta de conservantes, corantes e sei lá mais o quê eles colocam na comida pra ficar tanto tempo sem estragar e ainda ficar gostosa. Cuidado com os chás de saquinho: alguns contém corantes e aromatizantes artificiais  (que não citam na fórmula, mas minha amiga que trabalha em laboratório confirmou). Economia no mercado, gera gastos em remédios quando você ficar mais velho. Aumenta o tempo gasto pra cozinhar, mas nada que uma programação de comida caseira congelada não resolva. Os elogios aumentam também.


Espero ajudar com algumas das dicas, conforme eu for descobrindo novas formas, atualizo o tópico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito importante saber o que você achou deste blog!